InvestEU
mobilidade urbana sustentavel
pme smal mid caps
investigação inovacao digitalização
descarbonização e economia circular
Apoio ao Turismo
NorgaranteNorgarante

Notícias

OCDE prevê
Economia mundial vai crescer mais de três por cento

2024-10-22
Economic Outlook

A OCDE - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, acredita que a economia mundial está a melhorar, prevendo um crescimento a nível global de 3,2% este ano e do próximo. Os inquéritos às empresas apontam para uma atividade mais forte nos serviços do que nos sectores da indústria transformadora. Embora a confiança dos consumidores seja moderada em relação às tendências de longo prazo, os indicadores dos inquéritos sugerem que a confiança está a melhorar na Europa e nas economias dos mercados emergentes. A inflação global continuou a cair este ano na maioria dos países do G20.

O Economic Outlook, de setembro, adianta que, na Zona Euro o crescimento, neste ano e no próximo, deverá permanecer fraco, igual ao que se previa há seis meses, ainda que a tendência seja de recuperação. A OCDE prevê que a Zona Euro se mantenha como uma das economias de referência que menos crescerá este ano, ficando por um aumento real do Produto Interno Bruto (PIB) na ordem de 0,7%.

Apesar das crescentes dificuldades da economia chinesa, no panorama mundial as grandes economias asiáticas são as que continuam a crescer muito em termos comparativos.

A Índia lidera o grupo, com um avanço de 6,7% do PIB real em 2024, e no próximo ano até acelera para 6,8%. Em segundo no ranking aparece a Indonésia, que cresce 5,1% em 2025 e 5,2% em 2025.A China deve avançar 4,9% em termos reais (descontando a inflação doméstica). Mas a OCDE está a rever em baixa o crescimento chinês e prevê que a economia abrande para 4,5% no ano que vem. A Rússia cresce 3,7% este ano, mas a OCDE acredita que o ritmo económico vai cair até 1,1% em 2025. O Brasil, está a conseguir manter o ritmo e a OCDE reviu o crescimento brasileiro previsto para este ano em alta significativa, de 1,9% para 2,9%.

Na opinião do secretário-geral da OCDE, Mathias Cormann, e do economista chefe, Álvaro Santos Pereira "com um crescimento robusto do comércio, melhorias nos rendimentos reais e uma política monetária mais acomodatícia [favorável, com juros mais baixos] em muitas economias, as nossas perspetivas projetam que o crescimento global se mantenha em 3,2% em 2024 e 2025, após 3,1% em 2023".

"A economia global está a começar a virar a esquina porque a inflação está a descer e crescimento do comércio está robusto. Esperamos que o crescimento económico global de 3,2% se mantenha resiliente tanto em 2024 como em 2025”, afirmou, ainda, o secretário-geral da Organização.

Ver todas as noticias