Notícias
Nova linha Turismo+Sustentável
50 milhões de euros para tornar as empresas mais sustentáveis
2024-11-08A nova linha Turismo+Sustentável, com uma dotação de 50 milhões de euros, já está operacional. Esta linha vem apoiar com garantia mútua Micro, Pequenas e Médias Empresas (PME), Small Mid Caps, Mid Caps e Grandes Empresas que façam investimentos na área da sustentabilidade ambiental (gestão da energia, gestão da água, gestão de resíduos, biodiversidade).
A Linha Turismo+Sustentável destina-se a investimentos para a aquisição de equipamentos, sistemas ou para a implementação de soluções que contribuam para a transição energética e para o alinhamento com uma trajetória de neutralidade carbónica, através de ações que visem a redução das emissões de gases com efeito de estufa, a incorporação de energia de fontes renováveis, a diminuição do consumo de energia primária, a gestão eficiente da água, a descarbonização da mobilidade, a gestão eficiente dos resíduos, a circularidade e a proteção e valorização da biodiversidade.
O montante máximo atribuído por empresa é de 750 mil euros e as operações elegíveis têm de se enquadrar nas categorias de gestão da água; gestão da energia; mobilidade sustentável; gestão de resíduos; economia circular e biodiversidade. As operações devem incluir, pelo menos, investimento na categoria "gestão da água" ou na categoria "gestão da energia", não sendo enquadráveis candidaturas em que o investimento corresponda, exclusivamente, a intervenções no âmbito das demais categorias. A Linha Turismo+Sustentável é particularmente interessante para as empresas que planeiam investimentos nestes domínios porquanto uma parte do empréstimo poderá ser convertida em subvenção não reembolsável, tendo como limite 20% do valor do financiamento contratado.
Esta linha integra o Programa Empresas Turismo 360°, cujo objetivo é incentivar as empresas do setor turístico a adotar uma agenda ESG (Environmental, Social, Governance) e analisar os impactos da sua atividade no ambiente e nos sistemas sociais em que atuam.