Linha-Turismo-Sustentável
InvestEU
mobilidade urbana sustentavel
pme smal mid caps
investigação inovacao digitalização
descarbonização e economia circular
Apoio ao Turismo
NorgaranteNorgarante

Notícias

RegioStars 2024 com três projetos finalistas portugueses

2024-09-24
RegioStars

Portugal tem três projetos finalistas nos Prémios RegioStars 2024, uma iniciativa da Comissão Europeia para reconhecer a excelência dos projetos financiados com fundos europeus. Os projetos "Ecogres 4.0”, "Realiza-te” e "Human Power Hub” estão na fase final da competição e todos podem votar no seu projeto favorito, e eleger o vencedor do Prémio Escolha do Público.

Este ano foram recebidas 262 candidaturas e selecionadas 25 finalistas em 5 categorias: Uma Europa inteligente e competitiva; Uma Europa verde; Uma Europa interligada; Uma Europa social e inclusiva; Uma Europa mais próxima dos cidadãos.

O projeto "Ecogres 4.0” desenvolveu novas pastas de grés mais sustentável, através da incorporação de resíduos de outras indústrias. O núcleo de I&D na Grestel foi o responsável pelo projeto "Ecogres 4.0”. A empresa não produzia a pasta cerâmica, mas acabou por criar uma nova unidade industrial para o fazer com o apoio do Compete. A grande diferença deste projeto finalista na categoria Uma Europa Verde, é incorporar não resíduos próprios, mas de outros setores, neste caso da metalomecânica.

Na categoria "Uma Europa Social e Inclusiva”, o projeto finalista português é o "Realiza-te”. A iniciativa visa, através de intervenções personalizadas e equipas multidisciplinares, reduzir o abandono escolar precoce em 10% na região de Coimbra. O modelo de governança permitiu aplicar com sucesso a ideia em 19 municípios, e o trabalho feito com a universidade de Coimbra resultou num "diagnóstico sério e exaustivo”, determinante para o sucesso da iniciativa.

Na área da inovação social, o projeto finalista é o "Human Power Hub”, na categoria "Uma Europa mais próxima dos cidadãos”. Desenvolvido pela BragaHabit, usa a metodologia de "hélice quádrupla” para promover a aceleração e incubação de projetos empresariais com impacto social, promovendo a colaboração entre os setores público, empresarial, social e académico.

As votações estão a decorrer em https://ec.europa.eu/regional_policy/projects/regio-stars-awards_en até dia 9 de outubro.

Ver todas as noticias