Notícias
Novas linhas para financiar o turismo
2023-06-19O Turismo de Portugal disponibiliza duas novas linhas de crédito no âmbito da Agenda do Turismo para o Interior. As linhas têm uma dotação orçamental total de 35 milhões de euros, são de acesso simplificado e destinam-se a entidades que contribuam para o desenvolvimento socioeconómico dos territórios de baixa densidade, através do Turismo.
A Linha + Interior Turismo disponibiliza 20 milhões de euros para a mobilização de investimento gerador de valor para os territórios do interior, mitigando assimetrias através da diversificação económica, do reforço da capacidade empresarial, e da qualificação do tecido produtivo por via do conhecimento e da inovação. A linha está disponível para entidades públicas e entidades associativas ou fundações que apresentem projetos que contribuam para o desenvolvimento turístico sustentável, potenciando novas estratégias de valorização dos respetivos recursos, ativos e agentes, gerando maiores níveis de atratividade turística e promovendo a sua dinamização social e económica. O apoio financeiro é de natureza não reembolsável e corresponde a uma taxa de 70%, com limite máximo de 400 mil euros, por projeto ou, no caso de uma candidatura conjunta, por entidade.
A Linha de Microcrédito Turismo para o Interior dispõe de 15 milhões de euros para apoiar o desenvolvimento de projetos promovidos por micro e pequenas empresas do setor do turismo, e que contribuam para a melhoria da sua competitividade, para uma adequada e sustentável estruturação da oferta turística e para a qualificação dos Territórios de Baixa Densidade. São ainda abrangidas pela presente linha as micro e pequenas empresas que tenham por atividade principal a exploração de lojas com história e os estabelecimentos que promovam a venda de produtos locais e regionais, nomeadamente certificados ou com selo de autenticidade.
As candidaturas são formalizadas através da
Plataforma SGPI.
Linha com garantia para investimentos em
sustentabilidade
O Ministério da Economia e do Mar anunciou uma nova linha de financiamento no valor global de 50 milhões de euros para apoiar investimentos na área da sustentabilidade.
Trata-se de uma linha de financiamento, com garantia mútua e apoio máximo por operação de 500 mil euros, destinada a projetos de investimento na área da sustentabilidade promovidos por empresas do turismo.
A medida prevê a atribuição de um prémio de desempenho, que se traduz na conversão a fundo perdido de uma parte do financiamento, em função do cumprimento de objetivos relacionados, nomeadamente, com a redução de consumos, com a utilização de fontes de energia renovável ou com a gestão mais eficiente dos resíduos.
Do orçamento total de 50 milhões euros, 20 milhões de euros destinam-se para os territórios de baixa densidade, o que faz parte da Agenda do Turismo para o Interior, e 30 milhões de euros são para projetos promovidos fora dos territórios.
Ao nível do prémio de desempenho, as empresas localizadas nos territórios de baixa densidade beneficiam de um prémio de desempenho de 20%, e as empresas localizadas fora daqueles territórios beneficiam de um prémio de 10% de baixa densidade.
Esta linha insere-se no âmbito do programa Empresas Turismo 360.º, cujo objetivo passa por incentivar as empresas do setor turístico a adotar uma agenda ESG (Environmental, Social, Governance) e analisar os impactes da sua atividade no ambiente e nos sistemas sociais em que operam.