Notícias
Investigação científica nacional
Investigadores com competência reconhecida
2023-10-09O consórcio Graphene Flagship vai receber, durante dez anos, 500 milhões de euros da União Europeia, provenientes em partes iguais dos Estados-membros da União Europeia e da indústria.
O projeto que reúne 600 equipas e é liderado em Portugal por Nuno Peres, da Escola de Ciências da Universidade do Minho, é um consórcio sem precedentes na pesquisa europeia do grafeno, aliando 348 universidades, 182 centros de I&D, 50 empresas e quatro fundações, entre outros.
Com metas muito claras e reúne toda a cadeia de valor, desde a produção de materiais à sua integração em sistemas e componentes, o projeto arranca com 126 grupos académicos e industriais de 17 países, incluindo Portugal, tendo 54 milhões de euros para os primeiros 30 meses. A investigação será alargada em breve a mais 30 grupos, através de candidaturas.
Para além deste projeto de dimensão excecional onde uma equipa portuguesa marca presença, o Conselho Europeu de Investigação financia ainda outros sete projetos de ciência portugueses, permitindo a Portugal atingir a marca de cerca de 78 milhões de euros captados nos concursos do Conselho Europeu de Investigação desde o início do Horizonte Europa (2021- 2027), o programa-quadro de financiamento europeu de investigação e inovação.