Linha-Turismo-Sustentável
InvestEU
mobilidade urbana sustentavel
pme smal mid caps
investigação inovacao digitalização
descarbonização e economia circular
Apoio ao Turismo
NorgaranteNorgarante

Notícias

InvestEU mobilizou 546 milhões de euros em Portugal e 218 mil milhões na Europa

2024-12-16

O Banco Português de Fomento (BPF) e as Sociedades de Garantia Mútua atingiram as 1005 operações contratadas no âmbito das Linhas de Garantia BPF InvestEU, num montante total de 256 milhões de euros de financiamento, que apoiou o investimento de 921 empresas. Desde o lançamento das linhas foram aprovadas mais de 1.856 operações pelas Sociedades de Garantia Mútua – Agorgarante, Garval, Lisgarante e Norgarante -, representando cerca de 546 milhões de euros em financiamento total.

As 1.005 operações contratadas no âmbito das Linhas de Garantia BPF InvestEU abrangem empresas de todas as regiões do país, estando em maioria empresas das regiões Norte e Centro, que representam cerca de 77% do número total das operações contratadas. Os principais setores apoiados são do "comércio por grosso e a retalho, reparação de veículos automóveis e motociclos”, "indústrias transformadoras” e "construção”, sendo que a principal parte das operações contratadas beneficiou micro e pequenas empresas, que representaram 73% do total, com mais de 700 empresas apoiadas.

Norgarante contrata 566 operações ao abrigo das Linhas de Garantia BPF InvestEU

Entretanto, a Norgarante viabilizou, até 5 de dezembro passado, a montagem de 566 operações de financiamento através das Linhas de Garantia BPF InvestEU, garantindo às empresas promotoras mais de 65,4 milhões de euros, essenciais para a obtenção de um volume global de crédito acima dos 129,3 milhões de euros junto da Banca.

A garantia mútua disponibiliza várias linhas com vista à concretização de cada um destes objetivos. Entre as linhas em vigor, a BPF InvestEU – PME e Small Mid-Caps – Fundo de Maneio foi a linha mais procurada. Esta linha tem uma dotação total de 2,560 mil milhões, e está dividida no apoio ao investimento sustentável (dotação de 1,280 mil milhões de euros), outras operações de investimento (640 milhões de euros) e o fundo de maneio (640 milhões de euros).

A linha InvestEU - Investigação, Inovação e Digitalização tem uma dotação de 711 milhões de euros para apoiar necessidades de médio e longo prazo em infraestruturas de investigação, projetos empresariais, programas de demonstração, implantação de infraestruturas, tecnologias e processos conexos, projetos de colaboração entre o meio académico e a indústria, transferência de conhecimento e tecnologias, novos produtos de saúde eficazes, incluindo produtos farmacêuticos, dispositivos médicos e medicamentos de terapia avançada e projetos para a digitalização da economia.

Já a linha InvestEU - Mobilidade Urbana Sustentável tem uma dotação de 284 milhões de euros, e apoia o investimento no transporte sustentável de passageiros, renovação de frotas e aquisição de viaturas 100% elétricas ou a hidrogénio e a adaptação das redes de energia.

Programa InvestEU impulsiona economia europeia

Na União Europeia (UE) o programa InvestEU, que foi lançado em 2021, impulsionou 218 mil milhões de euros em investimentos. Cerca de 65% dos fundos mobilizados pelo InvestEU são de origem privada e 90% da garantia da UE já foi alocada a parceiros, como o Banco Europeu de Investimento (BEI).

O InvestEU tem sido essencial no apoio ao investimento nacional em projetos de energias renováveis, de que é exemplo o desenvolvimento de parques eólicos flutuantes. No âmbito do programa, foi financiado o leilão de 10 gigawatts de energia eólica offshore. O contributo para a transição energética está a ser igualmente relevante noutros países da União. O fundo está a apoiar a descarbonização energética nas ilhas gregas e o desenvolvimento de sistemas de armazenamento de energia na Bulgária.

O programa visa mobilizar mais de 372 mil milhões de euros em investimentos privados em domínios de elevada prioridade política da União, como a transição verde e digital, mas o objetivo do InvestEU é mais vasto. A finalidade é apoiar, até 2028, operações de financiamento que contribuam para a competitividade, incluindo a investigação, a inovação e a digitalização, o crescimento económico, a sustentabilidade, a criação de emprego, bem como a recuperação sustentável e inclusiva da economia da UE.

Ver todas as noticias