Notícias
Inteligência Artificial
Comissão Europeia reforça incentivos
2024-02-19A Comissão Europeia (CE) está a reforçar os apoios às empresas em fase de arranque e às pequenas e médias empresas (PME) europeias, que desenvolvam inteligência artificial (IA) fiável que respeite os valores e as regras da União Europeia (UE).
O novo pacote de IA inclui medidas de apoio a projetos em fase de arranque e à inovação e uma proposta para que as empresas em fase de arranque no domínio da IA e a comunidade de inovação em geral possam ter um acesso privilegiado à supercomputação.
Entre as medidas destacam-se a criação de fábricas de IA e garantia de que as infraestruturas de supercomputação de IA disponíveis para as empresas em fase de arranque podem ser adquiridas e melhoradas; a criação de um Serviço de IA que possa desenvolver e coordenar a política europeia em matéria de IA e supervisionar a aplicação e a execução do futuro Regulamento IA; uma comunicação da UE relativa às empresas em fase de arranque e à inovação do setor da IA, que descreve atividades fundamentais, como o apoio financeiro e ao capital próprio, os espaços comuns europeus de dados e outras iniciativas.
Está, igualmente, prevista a criação de dois consórcios para uma infraestrutura digital europeia, em conjunto com vários Estados-Membros. Estes grupos desenvolverão uma infraestrutura europeia comum em tecnologias da linguagem e ferramentas de IA de ponta para ajudar as cidades a otimizarem processos, da gestão do tráfego à gestão dos resíduos.
O Regulamento IA da UE foi acordado em dezembro de 2023, e é a primeira lei mundial abrangente em matéria de inteligência artificial e, na esfera da União, apoiará o desenvolvimento, a implantação e a adoção de uma IA de confiança.