Notícias
Empresas familiares
Confiança para assegurar o futuro
2024-02-19"A noção de como construir confiança nos negócios está a mudar - fundamental e rapidamente. Para todos - incluindo clientes e colaboradores - questões ambientais, sociais e de governação (ESG) e diversidade, equidade e inclusão (DEI) tornaram-se testes decisivos de confiança. Devido às poderosas mudanças demográficas, a maioria dos clientes e colaboradores de hoje provêm da geração millennials e da geração Z - cujos valores são diferentes dos baby boomers, " explica a PwC.
O documento refere que "as empresas familiares beneficiaram durante muito tempo de um ‘trust bonus’ relativamente a outros tipos de organizações. Porém, no mundo atual, a equação para vencer – e manter – a confiança mudou e as empresas familiares precisam acompanhar esta tendência”.
A PwC conclui que a maioria das empresas que participaram no estudo sabem que é essencial ter confiança nos clientes, colaboradores, fornecedores e familiares, "mas ainda existe uma diferença entre dizer que precisam dessa confiança e realmente confiar nestes intervenientes”.
"Dos 4.410 executivos que participaram da 26ª Pesquisa Anual Global de CEOs da PwC, mais de 40% acreditam que a sua empresa não estará adequada ao propósito em dez anos se continuar no seu trajeto atual,” salienta a consultora, incentivando as empresas familiares a "aumentar a visibilidade dos seus esforços e comunicá-los consistentemente às partes interessadas”.