Notícias
Apoio à contratação de jovens
Programa “Avançar” em vigor a partir de 1 de julho
2023-06-19A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, anunciou que o programa de apoio à contratação jovem "Avançar” arranca a 1 de julho. O Governo tem como objetivo atingir 25 mil jovens com contrato permanente.
O apoio às empresas no âmbito deste programa pressupõe que o jovem profissional tenha um contrato permanente e o salário um valor mínimo de 1.330 euros, sendo ainda atribuída uma bolsa de 150 euros que é "paga diretamente ao jovem”.
De acordo a proposta entregue na Concertação Social, o programa "Avançar” abrangerá vínculos sem termo a tempo inteiro ou parcial, desde que estejam em causa jovens até aos 25 anos de idades, com formação pós-secundária, licenciatura, mestrado ou doutoramento e que estejam inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).
Os empregadores terão direito a um apoio de, pelo menos, 8.647,74 euros ao longo do primeiro ano do contrato, sendo que esse valor pode ser majorado, por exemplo, no caso dos desempregados de longa duração e no caso de o emprego servir para atenuar a sub representação de um dos géneros na empresa. Além disso, a entidade empregadora terá direito a um desconto na Taxa Social Única durante o primeiro ano.