Notícias
2024 – Ano Europeu das Competências
UE com plano de combate à escassez de mão de obra
2024-04-29A escassez de mão de obra e competências é uma preocupação crescente, impulsionada pela evolução demográfica e pela procura de competências específicas, como aquelas necessárias às transições digital e ecológica. Segundo um inquérito Eurobarómetro, 63% das PMEs não conseguem encontrar os talentos necessários. Prevê-se a criação de 3,5 milhões de empregos em energias renováveis até 2030, enquanto a UE identifica 42 profissões com déficit. Enquanto isso, 21% das pessoas entre 20 e 64 anos na UE estão inativas e precisam de apoio para ingressar no mercado de trabalho.
Investir em competências é crucial para enfrentar essa escassez, gerir transições e garantir a competitividade futura da Europa.
Por estas razões, 2024 é o Ano Europeu das Competências, visando capacitar as pessoas para empregos de qualidade e ajudar as empresas a superar a escassez de competências na UE.
O plano de ação sobre escassez de competências e mão de obra é um passo concreto nessa direção, anunciado na Cimeira dos Parceiros Sociais, de Val Duchesse em 31 de janeiro de 2023.
Baseado em iniciativas da UE, Estados-Membros e parceiros sociais, é crucial para alcançar as metas da UE para 2030: uma taxa de emprego de 78% e 60% de adultos participando em formação anualmente.
A UE investe cerca de 65 mil milhões de euros em programas de competências, principalmente através do Mecanismo de Recuperação e Resiliência (MRR) e do Fundo Social Europeu Mais (FSE+).