descarbonização e economia circular
Apoio ao Turismo
NorgaranteNorgarante

Notícias

Roadshow da Competitividade: Norgarante leva a Descarbonização ao Debate

2022-12-21
Roadshow

A Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) acolheu, no passado dia 29 de novembro, a última sessão do Roadshow da Competitividade – Descarbonizar para Competir, uma iniciativa da Norgarante em parceria com a AEP – Associação Empresarial de Portugal.

A Associação Portuguesa de Fundição (APF) foi a anfitriã desta sessão tendo delegado em José Manuel Varejão, presidente da FEP, a responsabilidade da sua abertura.   A sessão contou com a presença de Paula Silvestre, diretora do Departamento de Competitividade e Formação da AEP, a quem coube apresentar as ferramentas de diagnóstico e de autoavaliação em termos de práticas e processos de descarbonização, transição energética e economia circular, resultantes do projeto EcoEconomy 4.0; e com Henrique Cruz, presidente Comissão Executiva da Norgarante, a quem coube  apresentar as soluções de financiamento com garantia, em particular a Linha de Crédito para a Descarbonização e a Economia Circular, para a execução de investimentos que conduzam as empresas à transição energética, alertando, em particular, os participantes da sessão para a oportunidade especial que o Aviso Nº. 3  da Componente 11 - Descarbonização da Indústria, que integra a Dimensão Transição Climática do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) concede às empresas.

Esta sessão na FEP contou ainda com um debate sobre o mote do roadshow – Descarbonizar para Competir – onde João Pedro Matos Fernandes, Isabel Soares, ambos professores catedráticos da Universidade do Porto, e Michel Cardetti, estudante de mestrado da Faculdade de Economia, foram guiados pelo moderador Pedro Matos Trigo.

Filipe Villas-Boas, presidente da APF, encerrou a sessão com palavras de agradecimento a todos os participantes, alertando ainda para a importância de uma intervenção ativa de todas as instituições governamentais no sentido de apoiar as empresas do setor da fundição. "Não podemos deixar morrer um setor tão presente no dia-a-dia de todos os portugueses, mesmo que os nossos compatriotas nem tenham disso real consciência”, concluiu.



Roadshow da Competitividade - um projeto de grande aprendizagem

Sete meses, sete sessões, centenas de quilómetros percorridos entre sete locais de seis cidades – Matosinhos, Barcelos, Viseu, Viana do Castelo, Trofa tendo terminando no Porto – e centena e meia participantes, entre empresários e gestores, é a síntese em números do Roadshow da Competitividade.

No ano em que a Norgarante celebra 20 de anos de existência, Henrique Cruz salientou que o RoadShow da Competitividade "seria um contributo para que o percurso das micro, pequenas e médias empresas do Norte e Centro Norte de Portugal rumo ao crescimento, à sustentabilidade, à transformação digital se concretize”. "Mais do que dar a conhecer as várias soluções de financiamento com garantia que atualmente existem e de que a Norgarante é veículo, este roadshow permitiu aproximar-nos mais das empresas, ouvir as suas necessidades e perceber as suas dificuldades”, acrescenta Henrique Cruz.

Ainda que o mote da edição deste Roadshow tenha sido a urgência da definição um plano de ação tendente à descarbonização dos processos de produção nas empresas, capaz de antecipar problemas e definir prioridades nos investimentos a executar por forma a fazer face às exigência regulatórias da União Europeia nesta matéria, a verdade é que, ao longo das sete sessões levadas a cabo, a Norgarante recolheu informação crucial sobre as dificuldades e expectativas de curto e médio prazo das empresas nas mais diversas matérias.  "Foram sete meses em que estivemos no terreno a ouvir as empresas e a dar a conhecer os produtos da Norgarante, que visam corresponder às necessidades das empresas, num projeto único de estabelecimento e reforço de relações de proximidade com gestores e empresários. Escutámos com atenção o que nos foi dito nas várias geografias que percorremos ao longo dos últimos meses e seremos portadores de recomendações de melhoria da oferta da garantia mútua”, reforça o CEO da Norgarante.

Foi possível perceber que as empresas já conhecem os conceitos de economia circular, eficiência energética, sustentabilidade e têm noção dos ganhos que lhes pode trazer e por isso mesmo, algumas já começam a ter práticas de gestão sustentável, ainda que na maioria das micro e pequenas empresas essas práticas sejam reduzidas e resultam da necessidade de reduzir custos. Verifica-se assim, tal como foi apresentado pela AEP, que as empresas ainda estão num estágio muito inicial dos seus processos de sustentabilidade. No entanto, existem grupos de empresas que ponderam a possibilidade de criarem comunidades energéticas, apesar de a regulamentação ser muito recente em Portugal.

Durante as sete sessões foi ainda possível concluir que os empresários e gestores de micro e pequenas empresas precisam de qualificar as suas equipas no sentido de as reenquadrar no âmbito de uma gestão sustentável. Ao nível do financiamento, por um lado os empresários consideram que o sistema financeiro devia repensar os mecanismos de auscultação das necessidades das empresas e, por outro lado, que o acesso ao financiamento para as empresas vai ter cada vez mais em consideração critérios de ESG.

Em sessões de pequena dimensão, propiciando dinâmicas de interação e abertas à intervenção franca das mais de duas centenas de participantes, o RoadShow da Competitividade deixa a marca de maior proximidade com os empresários e gestores neste ano em que a Norgarante celebra 20 anos.

Se não teve a oportunidade de participar e gostaria de saber mais sobre os instrumentos apresentados poderá assistir aos vídeos da primeira sessão ou consultar as apresentações da Norgarante e da AEP.
Ver todas as noticias