descarbonização e economia circular
Apoio ao Turismo
NorgaranteNorgarante

Notícias

Nova plataforma de apoio a cadeias de abastecimento

2022-04-22

Está disponível a Plataforma para a Resiliência das Cadeias de Abastecimento (Supply Chain Resilience Platform), dinamizada pela Enterprise Europe Network, em colaboração com a European Cluster Collaboration Platform, apoiada pela Comissão Europeia e da EISMEA.

Esta iniciativa pretende dar resposta aos desafios que resultam da desintegração dos regimes de cadeias de abastecimento internacionais, da pandemia e dos obstáculos à paz na Europa, que trouxeram dificuldades - ou a completa disrupção - de cadeias de abastecimento estabelecidas. A nova plataforma ajudará as empresas a reter, reestruturar ou substituir cadeias de abastecimento existentes, permitindo simultaneamente aos parceiros EEN apoiar as empresas europeias a garantir as matérias-primas, componentes e/ou bens ou serviços de que necessitam para manter a sua produção em funcionamento.

Os principais objetivos desta plataforma são a "publicação de oferta de matérias-primas, peças, componentes e/ou bens ou serviços acabados ou semiacabados; divulgar pedidos de empresas europeias para provir as suas cadeias de abastecimento; pôr em contacto fornecedores internacionais com compradores de bens e serviços; promover contactos transfronteiriços entre empresas, indústrias, organizações de apoio, universidades, partes interessadas de relevo e decisores-chave”. A plataforma está pensada para dar resposta aos setores agroalimentar, construção, digital, eletrónica, energia, saúde, mobilidade, transportes, automóvel, matérias-primas e têxtil.

Ao aderir as empresas aumentam as hipóteses de se conectar com a comunidade empresarial internacional, encontrar novos parceiros e identificar potenciais fornecedores ou compradores. É também uma oportunidade para as organizações reforçarem a divulgação dos seus projetos, produtos inovadores e tecnologias e de participar no debate a nível mundial sobre soluções e iniciativas para lidar com as vulnerabilidades nas cadeias de abastecimento internacionais. O registo na plataforma estará aberto até 28 de fevereiro 2023.

Ver todas as noticias