descarbonização e economia circular
Apoio ao Turismo
NorgaranteNorgarante

Notícias

Distritos do Porto, Braga e Aveiro concentram PME Excelência

2022-12-19
PME Excelência

O IAPMEI, em parceria com o Turismo de Portugal, o Sistema Nacional de Garantia Mútua e os principais bancos portugueses, apresentou no passado dia 14 de dezembro asempresas PME Excelência 2021, numa cerimónia que teve lugar na ExpoSalão, na Batalha, que contou com a presença do Ministro da Economia e do Mar, do Secretário de Estado da Economia e do Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços.

As regiões onde a Norgarante primordialmente opera (Norte e Centro Norte do território continental português) são as que concentram mais empresas com estatuto PME Excelência.

Os distritos do Porto (20,7%), Braga (11,1%) e Aveiro (10%) acolhem 41,8% das 3.881 sociedades, de todo o país, cujo desempenho económico-financeiro em 2021 lhes permitiu entrar no grupo de elite das PME Líder (11 228), já antes reveladas pelos promotores da iniciativa, o IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação e o Turismo de Portugal.

As 3.881 empresas a quem foi atribuído este selo reputacional são responsáveis por 123 mil postos de trabalho e foram premiadas pelo seu desempenho económico-financeiro em 2021, com base nos seus níveis de solidez e de desempenho económico-financeiro, ou seja, em parâmetros como autonomia financeira, rendibilidade do capital próprio, dívida financeira, EBITDA e crescimento do volume de negócios. Foi também ponderada a notação de risco atribuída pelas Sociedades de Garantia Mútua, que há muito são parceiras do IAPMEI e do Turismo de Portugal na ativação destes galardões empresariais. O Banco Português de Fomento e os principais bancos comerciais a operar no mercado português são igualmente parceiros daquelas duas agências públicas neste iniciativa.

Na sua maioria, as PME Excelência 2021 são empresas de pequena dimensão. Das 3881 empresas distinguidas, 72,7% são pequenas, 21,4% são médias e as restantes 5,9% são microempresas.

Sectorialmente, o comércio é a atividade económica com mais peso no universo PME Excelência 2021, com 29,9%, a indústria vem a seguir, 25,4%, seguido da construção e imobiliário com 13,9%, setor dos serviços 13,8% e turismo com 12,1%.

Ver todas as noticias