Juntos
a expandir ideias
Multiplicamos Valor Ajudamos a sua empresa a transformar projetos em negócios concretos
Asset 1

Notícias

Países da Zona Euro vão ter défice abaixo de 3% em 2018

2018-05-29
Países da Zona Euro vão ter défice abaixo de 3% em 2018
Este ano, pela primeira vez desde a criação da União Económica e Monetária (UEM), todos os países da Zona Euro vão registar um défice inferior ao limite de 3%, segundo as Previsões da Primavera da Comissão Europeia.

No relatório, Bruxelas explica que em 2017 o défice orçamental agregado da área do euro e a dívida pública caíram em percentagem do PIB, ajudados pelo forte crescimento económico e pelas baixas taxas de juro, e que este ano os orçamentos dos Estados-Membros vão beneficiar da melhoria das condições do mercado de trabalho, nomeadamente através de pagamentos de prestações sociais mais reduzidos. Por esse motivo, é esperado que 2018 seja o primeiro ano, desde a criação da UEM, em que todos os governos da zona euro deverão gerar défices orçamentais inferiores a 3% do PIB.

O documento salienta, ainda, que a economia europeia vai desacelerar nos próximos anos, mas continuará em expansão. Tanto a UE como a área do euro deverão crescer 2,3% este ano, prevendo-se que o crescimento em ambas as áreas chegue a 2,0% em 2019.
Ver todas as noticias