Asset 1

Notícias

Exportações sobem 6,2% em Fevereiro

2018-04-09
Exportações sobem 6,2% em Fevereiro

Os resultados apresentados pelo INE demonstram que em fevereiro, as exportações aumentaram 6,2%, enquanto as exportações apresentam um aumento de 8,5% em termos nominais. Comparativamente ao mês anterior verifica-se uma ligeira desaceleração em ambos os índices. O aumento registado para as exportações deveu-se, principalmente, ao aumento das exportações do material de transporte, pois representa mais de dois terços do acréscimo.

Nas exportações assistiu-se a um aumento dentro da União Europeia, enquanto que Extra-UE verificou-se uma diminuição, o mesmo aconteceu com as importações, ou seja, dentro da UE as transações comerciais estão muito mais dinâmicas comparativamente aos países extra europeus. Confirmou-se, inclusive, uma descida acentuada das exportações para Angola (25,9%), mas as exportações para a Alemanha e França aumentaram 16,4% e 13,3%, respetivamente. Também as importações foram, principalmente, provenientes de Espanha, França e Alemanha, nomeadamente, aumentos em fornecimentos industriais, material de transporte e máquinas e outros bens de capital.

Segundo o INE, "O défice da balança comercial de bens foi de 991 milhões de euros em fevereiro de 2018, mais 170 milhões de euros que no mês homólogo de 2017. Excluindo os Combustíveis e lubrificantes a balança comercial atingiu um saldo negativo de 646 milhões de euros, tendo aumentado 118 milhões de euros em relação ao mesmo mês de 2017.”

Comparativamente ao período homólogo, o trimestre terminado em fevereiro apresentou um aumento de exportações e importações de 5,6% e 6,8% respetivamente.

Ver todas as noticias