Multiplicamos Valor Ajudamos a sua empresa a transformar projetos em negócios concretos
Asset 1

Quem Somos

 
A Norgarante é uma Sociedade de Garantia Mútua, que apoia as Micro, Pequenas e Médias Empresas da zona Norte e Centro Norte do País, prestando-lhes todas as garantias necessárias ao desenvolvimento da sua atividade.

A Norgarante está ao lado das empresas para as apoiar nos seus negócios facilitando o acesso ao crédito e o cumprimento de responsabilidades contratuais, nas melhores condições de preço e prazo.

A quem se destina:
  • Preferencialmente Empresas que sejam consideradas PME (incluindo ENI), nos termos da legislação comunitárias, e tenham sede em território nacional;
  • Com contabilidade organizada;
  • Com situação regular junto do Fisco e da Segurança Social;
  • Sem incidentes não justificados junto do Banco de Portugal.

Setores de atividade apoiados












Vantagens

Tornar a dimensão das empresas menos relevante na obtenção de crédito
Garantir as melhores condições financeiras
Tornar mais fácil e rápido o acesso ao financiamento
Assegurar o bom cumprimento de obrigações perante terceiros
Reduzir a necessidade de garantias reais

Marcos Históricos

2002 

Resultado de um processo de cisão da SPGM - Sociedade de Investimento, S.A., a Norgarante foi constituída em julho com um capital social de 3,8 milhões de euros.

2003 

Em janeiro, a Norgarante iniciou a sua atividade, com uma agência no Porto. 

2004 

No seu segundo ano de atividade, em julho, a Norgarante abriu uma segunda agência em Braga.

2005 

Em novembro, a Norgarante abriu a sua terceira agência em Aveiro.

2007 

No final do ano, a Norgarante e o Sistema Nacional de Garantia Mútua atingiram níveis de produção nunca antes conseguidos. Segundo indicadores apurados pela SPGM, as Sociedades de Garantia Mútua aprovaram 1 458 operações, mais 41,1% que em 2006. 

2008 

Valorizando o relacionamento de proximidade, em agosto a Norgarante abriu a sua quarta agência em Viseu.

Foi lançada a primeira linha de crédito PME Investe, lançada pelo Governo em 8 de julho, com uma dotação total de 750 milhões de euros, esgotou em menos de três semanas, tendo sida subscrita, integralmente, a dotação total inicial.

Organização da primeira edição dos Fóruns Norgarante - "Acreditar no Futuro das PME”.

2011

Realização da segunda edição dos Fóruns Norgarante – "Dinamizar Competências para a mudança”.

2012 

A Norgarante comemorou o 10º Aniversário desde a sua constituição. Foi também lançada, em janeiro, a primeira Linha de Crédito PME Crescimento, com total de 2.500 milhões que permitiram garantir a continuidade do acesso ao crédito por empresas economicamente viáveis. 

2013 

Em janeiro, foi celebrado entre a SPGM e o Fundo Europeu de Investimento (FEI), um protocolo que permitiu o lançamento da Linha FEI 2013 - 2015. Em julho, a Norgarante abriu a sua quinta agência, a segunda no Porto.

2014

Realização da terceira edição dos Fóruns Norgarante – "O início da Espiral do Crescimento”.

2015 

Comemoram-se os 20 anos desde o lançamento da Garantia Mútua em Portugal. Organização da quarta edição dos Fóruns Norgarante - "Investir num Mundo de Oportunidades”.


2016

Realização da quinta edição dos Fóruns Norgarante - "Portugal 4.0 – Rede de Inovação”. Co-organização do evento anual no Porto da AECM - European Association of Guarantee Institutions "Bridges to the Future: The transfer of family business".

2017

Em janeiro oficializou-se o lançamento da Linha de Crédito Capitalizar, protocolo celebrado entre a PME Investimentos e o Sistema Nacional de Garantia Mútua. Em julho a Norgarante celebra 15 anos de atividade de apoio às PME. Em novembro realiza a sexta edição dos Fóruns Norgarante - "Empresas e Territórios pela Competitividade”.